Mentes E Manias (Ana Beatriz Barbosa Silva)
- Seu destaque ou posição 1706-1709 | Adicionado: quinta-feira, 25 de abril de 2019 23:17:03
é com este fim que procuro direcionar o tratamento de nossos pacientes obsessivos. Transformar gasto inútil de energia em desejo de realização, rituais sistemáticos em capacidade de planejamento e organização, pensamentos obsessivos em pensamento analítico e estruturador de idéias, repetição de comportamentos em perseverança e firmeza nas coisas que realmente precisam ser feitas.
==========
Mentes E Manias (Ana Beatriz Barbosa Silva)
- Seu destaque ou posição 2038-2043 | Adicionado: sexta-feira, 26 de abril de 2019 14:22:15
Cognições se referem a nossas funções mentais superiores, tais como pensamento, memória, linguagem e atenção. No caso da terapia cognitiva, o foco é nos processos de pensamento, em como eles influenciam nossa visão de mundo e nossa interpretação dos acontecimentos, refletindo-se em nossas emoções e comportamentos. Se uma pessoa tem um padrão de pensamentos negativistas, pessimistas e autodepreciativos, podemos inferir sem muita dificuldade como serão seus padrões de sentimentos e comportamentos. A psicoterapia cognitivo-comportamental busca a mudança de padrões disfuncionais de pensamento para promover a melhora, que se refletirá nas emoções e nos comportamentos.
==========
Mentes E Manias (Ana Beatriz Barbosa Silva)
- Seu destaque ou posição 2056-2060 | Adicionado: sexta-feira, 26 de abril de 2019 14:23:54
seus pensamentos obsessivos (cognições) geram intensa ansiedade e medo (emoções), aos quais ele responderá com rituais (comportamentos compulsivos) que acredita firmemente capazes de impedir as consequências temidas. Como a origem do comportamento está nos pensamentos obsessivos, os rituais trarão apenas um alívio temporário da ansiedade. Dentro de um intervalo curto, os pensamentos obsessivos voltarão a bater nas portas da mente. A ansiedade retorna e a necessidade de praticar os rituais também. É um círculo vicioso que gira em torno do próprio eixo infinitamente. A pessoa com TOC condicionou-se a ritualizar para ter um alívio ilusório e curto de seu sofrimento. É preciso quebrar o círculo.
==========
Mentes E Manias (Ana Beatriz Barbosa Silva)
- Seu destaque ou posição 2064-2066 | Adicionado: sexta-feira, 26 de abril de 2019 14:24:43
sabemos que a ansiedade tende a diminuir após certo tempo (de vinte a quarenta minutos), mesmo que os rituais não sejam executados. Podemos dizer, sucintamente, que a ansiedade decrescerá de qualquer maneira porque nosso organismo tem mecanismos próprios para ”desligar” as reações de ansiedade, já que estas causam um gasto muito grande de energia.
==========
Mentes E Manias (Ana Beatriz Barbosa Silva)
- Seu destaque ou posição 2068-2072 | Adicionado: sexta-feira, 26 de abril de 2019 14:25:13
o paciente precisa estar disposto a enfrentar as situações e expor-se aos estímulos temidos, impedindo-se de realizar os rituais pelo tempo que for necessário até a ansiedade ceder. Isso é extremamente importante, pois é preciso que o paciente desvincule as compulsões da ansiedade, que ele desassocie os rituais da sensação de alívio e segurança. Como dissemos, essa relação é apenas arbitrária e ilusória, causando imensos problemas e impedimentos à vida de uma pessoa, em troca de apenas alguns instantes de alívio.
==========