sábado, 2 de novembro de 2019

Por que as Pessoas Acreditam em Coisas Estranhas (Michawel Shermer)

Por que as Pessoas Acreditam em Coisas Estranhas (Michawel Shermer)
- Seu destaque ou posição 865-867 | Adicionado: terça-feira, 15 de outubro de 2019 10:24:20

As conclusões dogmáticas não são necessariamente inválidas, mas pedem outras perguntas: Como as autoridades chegaram às suas conclusões? Elas foram guiadas pela ciência ou por outros meios?
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Por que as Pessoas Acreditam em Coisas Estranhas (Michawel Shermer)
- Seu destaque ou posição 868-869 | Adicionado: terça-feira, 15 de outubro de 2019 10:24:40

É importante reconhecer que a ciência e o método científico são falíveis. Mas é nessa falibilidade que está a sua maior força: a autocorreção.
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- Seu destaque ou posição 892-893 | Adicionado: terça-feira, 15 de outubro de 2019 10:26:46

A tensão essencial ao lidar com “coisas estranhas” é entre ser tão cético a ponto de não captar as ideias revolucionárias e ter a mente tão aberta que os artistas da fraude consigam ludibriá-lo.
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- Seu destaque ou posição 1113-1114 | Adicionado: terça-feira, 15 de outubro de 2019 10:40:25

Ciência e cultura são interativas e não separadas e independentes, apesar das tentativas dos cientistas de mantê-las separadas.
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- Seu destaque ou posição 1126-1129 | Adicionado: terça-feira, 15 de outubro de 2019 10:41:51

uma lei científica é uma descrição de uma ação que se repete regularmente e que está aberta a rejeição ou confirmação. Uma lei científica descreve alguma ação na natureza que pode ser testada. A descrição está na mente. A ação que se repete está na natureza. O teste a confirma ou rejeita como lei.
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- Seu destaque ou posição 1135-1136 | Adicionado: terça-feira, 15 de outubro de 2019 10:42:24

O paradoxo de Pirsig está solucionado: todas as descrições estão na mente, mas as leis científicas descrevem fenômenos naturais que se repetem, enquanto as afirmações pseudocientíficas são idiossincráticas.
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- Seu destaque ou posição 1385-1386 | Adicionado: terça-feira, 15 de outubro de 2019 23:07:55

“Um homem sábio faz com que a sua crença seja proporcional à evidência”.
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- Seu destaque ou posição 1407-1409 | Adicionado: terça-feira, 15 de outubro de 2019 23:09:43

A teoria em parte constrói a realidade. A realidade, é claro, existe independentemente do observador, mas as nossas percepções da realidade são influenciadas pelas teorias que estruturam o nosso exame dela. Assim, os filósofos dizem que a ciência carrega o ônus da teoria.
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- Seu destaque ou posição 1585-1587 | Adicionado: terça-feira, 15 de outubro de 2019 23:23:16

Como o psicólogo behaviorista B. F. Skinner provou em laboratório, a mente humana procura relações entre eventos e com frequência as encontra, mesmo quando elas não estão presentes. As máquinas caça-níqueis se baseiam nos princípios skinnerianos de reforço intermitente.
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- Seu destaque ou posição 1652-1654 | Adicionado: quarta-feira, 16 de outubro de 2019 23:27:13

não é suficiente apontar fragilidades numa teoria. Se a sua teoria de fato é superior, ela deve explicar tanto os dados “normais” explicados pela velha teoria como os dados “anômalos” não explicados pela velha teoria. Uma nova teoria precisa de evidência a favor dela, não apenas de evidência contra a posição oposta.
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- Seu destaque ou posição 1686-1688 | Adicionado: quarta-feira, 16 de outubro de 2019 23:30:44

Devemos sempre trabalhar para suprimir a nossa tendência de estar absolutamente certos e de ter total controle, e também a nossa tendência de procurar a solução mais simples e sem esforço para um problema.
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- Seu destaque ou posição 1701-1703 | Adicionado: quarta-feira, 16 de outubro de 2019 23:32:53

O cientista social Jay Stuart Snelson chama a essa resistência sistema imune ideológico: “adultos cultos, inteligentes e bem-sucedidos raramente mudam os seus pressupostos mais fundamentais” (1993, pág. 54).
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- Seu destaque ou posição 1728-1729 | Adicionado: quarta-feira, 16 de outubro de 2019 23:35:43

O filósofo holandês do século 17 Baruch Spinoza colocou isso de maneira perfeita: “Tenho me esforçado sempre para não ridicularizar, não deplorar, não desprezar as ações humanas, mas tentar compreendê-las”.
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- Seu destaque ou posição 1850-1852 | Adicionado: quarta-feira, 16 de outubro de 2019 23:45:09

Os que acreditam em poderes mediúnicos tendem a se focar nos resultados dos sujeitos que se desviam mais do padrão (no sentido estatístico) e destacá-los como prova desse poder. Mas as estatísticas nos dizem que, quando temos um grupo suficientemente grande, sempre haverá alguém que alcança uma pontuação bastante alta.
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- Seu destaque ou posição 1864-1865 | Adicionado: quarta-feira, 16 de outubro de 2019 23:46:02

quantas vezes você vai até o telefone para ligar para a sua amiga e não acontece de ela ligar para você? Ou quantas vezes a sua amiga liga para você sem que você tenha ido até o telefone com a intenção de ligar?
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- Seu destaque ou posição 2033-2035 | Adicionado: quarta-feira, 16 de outubro de 2019 23:57:55

O fato de haver receptores no cérebro para tais substâncias químicas artificialmente processadas significa que existem no cérebro substâncias químicas produzidas naturalmente que, sob certas condições (o estresse de trauma ou um acidente, por exemplo), podem induzir alguma ou todas as experiências tipicamente associadas à EQM.
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- Seu destaque ou posição 2059-2061 | Adicionado: quinta-feira, 17 de outubro de 2019 00:00:05

O que é mais provável: que uma EQM seja um fenômeno cerebral ainda a ser explicado ou que seja uma evidência daquilo que sempre quisemos que fosse verdade – a imortalidade?
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- Seu destaque ou posição 2066-2067 | Adicionado: quinta-feira, 17 de outubro de 2019 00:00:46

o estudioso humanista Robert Ingersoll (1879) observou: “A única evidência, pelo que sei, a respeito de outra vida é, primeiro, que não temos nenhuma evidência; e, em segundo lugar, que lamentamos muito não tê-la e adoraríamos ter”.
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- Seu destaque ou posição 2406-2407 | Adicionado: quarta-feira, 23 de outubro de 2019 22:47:07

Para mim, o fato de que nós humanos possamos ter tais experiências é no mínimo tão fascinante e misterioso quanto a possibilidade de que exista inteligência extraterrestre.
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- Seu destaque ou posição 2576-2577 | Adicionado: quinta-feira, 24 de outubro de 2019 21:59:30

Richard Webster, em seu fascinante Freud Estava Errado. Por quê? (Campo das Letras, 2002),
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- Seu destaque ou posição 2892-2894 | Adicionado: sexta-feira, 25 de outubro de 2019 22:55:42

Do mesmo modo que não existe um tipo de música humana certo, tampouco existe um tipo de ação humana absolutamente certo. A ampla gama de ações humanas é uma rica série contínua, o que nos impede de classificar tais ações em escaninhos fixos, inequívocos, uns certos, outros errados, como as leis políticas e códigos morais tendem a exigir.
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- Seu destaque ou posição 2904-2907 | Adicionado: sexta-feira, 25 de outubro de 2019 22:57:02

tão logo um grupo se arvora árbitro moral definitivo das ações de outras pessoas, especialmente quando os seus membros acreditam que descobriram padrões absolutos sobre o que é certo e errado, isso marca o início do fim da tolerância e portanto da razão e da racionalidade. É essa característica, mais do que qualquer outra, que torna um culto, uma religião, uma nação ou qualquer outro grupo perigoso para a liberdade individual.
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- Seu destaque ou posição 2913-2914 | Adicionado: sexta-feira, 25 de outubro de 2019 22:57:41

A ciência não é a afirmação de um conjunto de crenças, mas um processo de investigação voltado para a construção de um corpo testável de conhecimento constantemente aberto a rejeição ou confirmação. Em ciência, o conhecimento é fluido e a certeza, fugaz.
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- Seu destaque ou posição 3007-3010 | Adicionado: sexta-feira, 25 de outubro de 2019 23:05:06

Os mitos não tratam de verdades. Os mitos tratam do esforço humano para lidar com as grandes transições do tempo e da vida – nascimento, morte, casamento, as passagens da infância para a idade adulta e para a velhice. Eles atendem a uma necessidade da natureza psicológica ou espiritual dos humanos, que não tem absolutamente nada a ver com ciência. Tentar transformar um mito em ciência, ou uma ciência em mito, é um insulto aos mitos, um insulto à religião e um insulto à ciência.
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- Seu destaque ou posição 3094-3094 | Adicionado: sexta-feira, 25 de outubro de 2019 23:13:23

psicólogos evolucionistas
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- Seu destaque ou posição 3147-3148 | Adicionado: sexta-feira, 25 de outubro de 2019 23:17:37

Natura non facit saltum – A natureza não dá saltos.
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- Seu destaque ou posição 3474-3476 | Adicionado: domingo, 27 de outubro de 2019 00:57:12

Gell-Mann concordou com Ayala a respeito da abrangência ampla, nacional, do problema, mas foi além, dizendo, em termos inequívocos, que se tratava de uma agressão a toda a ciência:
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- Seu destaque ou posição 4125-4126 | Adicionado: segunda-feira, 28 de outubro de 2019 22:44:55

Ser tolerante quando você está em maioria significa que você tem uma chance maior de ser tolerado quando estiver em minoria.
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- Seu destaque ou posição 4130-4130 | Adicionado: terça-feira, 29 de outubro de 2019 05:05:57

A mente humana, não importa que ideias ela gere, nunca deve ser suprimida.
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- Seu destaque ou posição 5494-5501 | Adicionado: quarta-feira, 30 de outubro de 2019 07:51:29

Kinsey deduziu a singularidade dos indivíduos (numa afirmação poderosa, perdida no meio de inúmeras tabelas):   Os machos não representam duas populações discretas, heterossexuais e homossexuais. O mundo não se divide em carneiros e cabras. Nem todas as coisas são ou brancas ou pretas. Um dos fundamentos da taxonomia é que a natureza raramente lida com categorias discretas. Apenas a mente humana inventa categorias e tenta forçar os fatos em escaninhos separados. O mundo vivo é um continuum, em cada um e em todos os seus aspectos. Quanto antes aprendermos isso em relação ao comportamento sexual humano, mais cedo chegaremos a uma compreensão saudável das realidades do sexo. (Pág. 639)
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- Seu destaque ou posição 5532-5534 | Adicionado: quarta-feira, 30 de outubro de 2019 08:13:51

“Essas diferenças individuais são o material a partir do qual a natureza consegue o progresso, a evolução no mundo orgânico. Na diferença entre os homens está a esperança de mudança na sociedade” (em Christenson, 1971, págs. 8-9).
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- Seu destaque ou posição 5776-5779 | Adicionado: quinta-feira, 31 de outubro de 2019 07:58:21

O nosso universo-bolha particular é único, mas não é a única bolha nem é por si único em nenhum sentido programado. O conjunto de condições que se reuniram para criar a vida é meramente contingente – uma conjuntura de eventos sem projeto. Não há necessidade de postular uma inteligência superior.
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- Seu destaque ou posição 5799-5801 | Adicionado: quinta-feira, 31 de outubro de 2019 15:43:03

Gardner observa “como é fácil trabalhar com uma massa indigesta de dados e extrair dela um padrão, sendo esse à primeira vista tão intricadamente articulado que fica difícil acreditar que não seja nada mais do que o produto de um cérebro humano” (pág. 184).
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- Seu destaque ou posição 6062-6063 | Adicionado: sexta-feira, 1 de novembro de 2019 08:42:47

Para a maioria das pessoas, a ciência parece oferecer apenas uma lógica fria e brutal em sua apresentação de um universo infinito, indiferente e sem propósito.
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- Seu destaque ou posição 6147-6148 | Adicionado: sexta-feira, 1 de novembro de 2019 08:50:17

é razoável ser cético até mesmo em relação aos céticos, embora valha a pena lembrar que o ônus da prova recai sobre quem está fazendo as afirmações originais, não sobre os céticos que os questionam.
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- Seu destaque ou posição 6157-6158 | Adicionado: sexta-feira, 1 de novembro de 2019 08:51:24

A crença estranha de uma pessoa pode ser a teoria normal de outra, e o que é uma crença estranha numa certa época pode virar algo normal tempos depois.
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- Seu destaque ou posição 6159-6161 | Adicionado: sexta-feira, 1 de novembro de 2019 08:51:42

ideias revolucionárias que são inicialmente anátema em relação ao paradigma aceito podem, com o tempo, tornar-se a ciência normal, na medida em que o campo de estudo passa por uma mudança de paradigma.
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Por que as Pessoas Acreditam em Coisas Estranhas (Michawel Shermer)
- Seu destaque ou posição 6162-6164 | Adicionado: sexta-feira, 1 de novembro de 2019 08:52:38

o que entendo por uma “coisa estranha” é: 1) uma afirmação não aceita pela maioria das pessoas naquele campo de estudo em particular; 2) uma afirmação que é não só logicamente impossível como muito improvável, e/ou 3) uma afirmação para a qual a evidência é largamente anedótica e não corroborada.
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- Seu destaque ou posição 6188-6190 | Adicionado: sexta-feira, 1 de novembro de 2019 08:54:42

Um pressuposto do movimento cético – na verdade, elevado a uma máxima – é que a inteligência e a instrução servem como uma profilaxia impenetrável contra as bobagens que supomos que as massas não inteligentes e incultas engolem com credulidade.
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- Seu destaque ou posição 6194-6206 | Adicionado: sexta-feira, 1 de novembro de 2019 08:56:12

Para aqueles de nós que estão no negócio de refutar as bobagens e explicar o inexplicado, isso é o que eu chamo de A Questão Difícil: Por que pessoas inteligentes acreditam em coisas estranhas? A Minha Resposta Fácil vai parecer um pouco paradoxal de início: Pessoas inteligentes acreditam em coisas estranhas porque têm capacidade para defender crenças às quais chegaram por razões não inteligentes. Ou seja, a maioria de nós em geral constitui as suas crenças por uma variedade de razões que têm pouco a ver com evidência empírica e raciocínio lógico (que, presumivelmente, pessoas inteligentes sabem empregar melhor). Ao contrário, variáveis como predisposições genéticas, predileções parentais, influência de irmãos, pressão dos pares, experiências educacionais e impressões de vida moldam as preferências da personalidade e as inclinações emocionais que, em conjunção com numerosas influências sociais e culturais, nos levam a fazer certas escolhas de crenças. É raro que qualquer um de nós se disponha a sentar diante de uma mesa cheia de fatos para avaliar os seus prós e contras e escolher a crença mais lógica e racional, com independência em relação àquilo em que acreditamos previamente. Ao contrário, os fatos do mundo vêm até nós por meio dos filtros coloridos de teorias, hipóteses, pressentimentos, propensões e preconceitos que acumulamos ao longo da vida. Então selecionamos dentre a massa de dados aquilo que confirme mais as coisas em que já acreditamos, e ignoramos ou racionalizamos o que não vem confirmá-las. Todos fazemos isso, é claro, mas pessoas inteligentes fazem melhor, seja por talento ou por estar treinadas.
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- Seu destaque ou posição 6222-6223 | Adicionado: sexta-feira, 1 de novembro de 2019 08:58:24

um dos seus melhores livros sobre esse assunto (Believing in Magic), o psicólogo Stuart Vyse (1997)
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- Seu destaque ou posição 6343-6345 | Adicionado: sexta-feira, 1 de novembro de 2019 09:48:27

Outro estudo (Pasachoff et al., 1971) descobriu, como seria de esperar, que os cientistas naturais e sociais eram mais céticos do que os seus colegas de artes e humanidades; adequadamente, nesse contexto, os psicólogos eram os mais céticos de todos (talvez devido à sua melhor compreensão da psicologia da crença e de como é fácil ser iludido).
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- Seu destaque ou posição 6429-6431 | Adicionado: sexta-feira, 1 de novembro de 2019 09:51:43

A teoria dos traços mais popular hoje é o modelo conhecido como dos Cinco Fatores, ou “Big Five”: 1) Consciência (competência, ordem, senso de responsabilidade), 2) Concordância (confiança, altruísmo, moderação), 3) Abertura à experiência (fantasia, emoções, valores), 4) Extroversão (caráter gregário, assertividade, inclinação para procurar) e 5) Aspectos neuróticos (ansiedade, raiva, depressão).
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- Seu destaque ou posição 6444-6448 | Adicionado: sexta-feira, 1 de novembro de 2019 09:54:00

Pessoas que tendem a uma alta pontuação nas escalas de misticismo tendem também a pontuar bem em variáveis como complexidade, abertura a novas experiências, amplitude de interesses, inovação, tolerância à ambiguidade e personalidade criativa. Além disso, é provável que pontuem alto em medições como sugestão à hipnose, absorção e inclinação à fantasia, sugerindo uma capacidade de suspender o processo de julgamento que permite distinguir imaginações de eventos reais e a investir os seus recursos mentais para representar o objeto imaginário do modo mais vívido possível.
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- Seu destaque ou posição 6474-6476 | Adicionado: sexta-feira, 1 de novembro de 2019 09:56:51

“Encontramos a magia sempre que os elementos de acaso e acidente e o jogo emocional entre esperança e medo têm um âmbito amplo e extensivo. Não encontramos magia quando a atividade é certa, confiável e está sob o controle de métodos racionais e de processos tecnológicos. Além disso, encontramos magia sempre que o elemento de perigo é conspícuo”.
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Por que as Pessoas Acreditam em Coisas Estranhas (Michawel Shermer)
- Seu destaque ou posição 6504-6514 | Adicionado: sexta-feira, 1 de novembro de 2019 10:00:13

Em 1620, o filósofo e cientista inglês Francis Bacon ofereceu a sua própria Resposta Fácil à Pergunta Difícil:   O entendimento humano, depois que adota uma opinião (quer seja ela tolerada ou agradável), leva todas as demais coisas a apoiarem e concordarem com ela. E, mesmo que haja do outro lado um número e um peso maior de coisas e instâncias, ele não obstante negligencia e despreza tudo isso, ou então o coloca de lado e rejeita, por meio de alguma distinção; faz isso para que, por meio dessa grande e perniciosa predeterminação, a autoridade das suas conclusões anteriores possa ficar inviolada… E é esse o caminho de todas as superstições, em astrologia, sonhos, prognósticos, adivinhações ou outras coisas do tipo; assim, os homens, encontrando deleite nessas futilidades, percebem os eventos quando os satisfazem, mas, quando isso não ocorre, o que é mais frequente, os negligenciam e deixam de levá-los em conta.   Por que pessoas inteligentes acreditam em coisas estranhas?
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Por que as Pessoas Acreditam em Coisas Estranhas (Michawel Shermer)
- Seu destaque ou posição 6514-6515 | Adicionado: sexta-feira, 1 de novembro de 2019 10:00:23

Porque, para enunciar de novo a minha tese agora à luz do insight de Bacon, têm capacidade para defender crenças às quais chegaram por razões não inteligentes.
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Por que as Pessoas Acreditam em Coisas Estranhas (Michawel Shermer)
- Seu destaque ou posição 6596-6597 | Adicionado: sexta-feira, 1 de novembro de 2019 10:06:59

os mesmos dados foram vistos de modo diferente pelos grupos de avaliadores, dependendo de quais eram as suas expectativas. Os dados então confirmaram essas expectativas.
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Por que as Pessoas Acreditam em Coisas Estranhas (Michawel Shermer)
- Seu destaque ou posição 6598-6603 | Adicionado: sexta-feira, 1 de novembro de 2019 10:07:40

Os hipocondríacos interpretam cada pequena dor e desconforto como indicação de uma nova calamidade iminente para a sua saúde, enquanto as pessoas normais simplesmente ignoram esses sinais corporais aleatórios (Pennebaker e Skelton, 1978). A paranoia é outra forma do desvio de confirmação, na qual, se você acredita muito que “eles” estão atrás de você, então vai interpretar a ampla diversidade de anomalias e coincidências da vida como evidência da sua hipótese paranoica. Do mesmo modo, o preconceito depende de um tipo de desvio de confirmação no qual as expectativas pré-julgadas sobre as características de um grupo levam a pessoa a avaliar um indivíduo membro daquele grupo nos termos daquelas expectativas
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- Seu destaque ou posição 6603-6607 | Adicionado: sexta-feira, 1 de novembro de 2019 10:08:08

Mesmo na depressão, as pessoas tendem a se concentrar naqueles eventos e informações que possam reforçar ainda mais a depressão e a suprimir evidências de que as coisas estão, na verdade, melhorando (Beck, 1976). Como Nickerson observou no resumo: “A suposição de uma relação predispõe a pessoa a encontrar evidência dessa relação mesmo quando não há nenhuma para ser encontrada ou, se houver, a supervalorizá-la e chegar a uma conclusão que vai além do que a evidência justifica”.
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Por que as Pessoas Acreditam em Coisas Estranhas (Michawel Shermer)
- Seu destaque ou posição 6618-6621 | Adicionado: sexta-feira, 1 de novembro de 2019 10:09:40

a ciência contém um mecanismo especial de autocorreção para evitar o desvio de confirmação: outras pessoas vão checar os seus resultados ou refazer o experimento. Se os seus resultados forem inteiramente fruto do desvio de confirmação, alguém cedo ou tarde pegará o seu erro. É isso o que coloca a ciência à parte das outras formas de conhecimento.
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Por que as Pessoas Acreditam em Coisas Estranhas (Michawel Shermer)
- Seu destaque ou posição 6631-6633 | Adicionado: sexta-feira, 1 de novembro de 2019 10:11:10

Como Martin Gardner (1957) ironicamente observou, esse é um exemplo clássico da “facilidade com que um homem inteligente, apaixonado por sua teoria, pode manipular o seu assunto de modo a fazê-lo conformar-se precisamente às opiniões defendidas”. E quanto mais inteligente a pessoa, melhor ela faz isso.
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Por que as Pessoas Acreditam em Coisas Estranhas (Michawel Shermer)
- Seu destaque ou posição 6638-6641 | Adicionado: sexta-feira, 1 de novembro de 2019 10:12:43

pessoas inteligentes são melhores na racionalização das suas crenças com argumentos racionais, mas em consequência disso mostram-se menos abertas a considerar outras posições. Assim, embora a inteligência não afete aquilo em que você acredita, não deixa de influenciar a maneira de justificar as crenças, racionalizá-las e defendê-las, depois que elas são adquiridas por razões não inteligentes.
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Por que as Pessoas Acreditam em Coisas Estranhas (Michawel Shermer)
- Seu destaque ou posição 6813-6816 | Adicionado: sábado, 2 de novembro de 2019 10:16:34

A questão essencial é: isso ocorreu exclusivamente em sua mente ou fora, no mundo real? Desde que não há evidência física que confirme a validade da última hipótese, a conclusão lógica a ser extraída, sabendo tudo o que sabemos sobre a fantástica imagística que o cérebro é capaz de produzir, é que as experiências dessas pessoas nada mais são do que representações mentais de fenômenos cerebrais estritamente internos.
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Por que as Pessoas Acreditam em Coisas Estranhas (Michawel Shermer)
- Seu destaque ou posição 6906-6907 | Adicionado: sábado, 2 de novembro de 2019 10:22:10

o sistema de crença de Mack na abdução opera de modo bastante similar ao da religião e de outras crenças baseadas na fé, no sentido de que, para aqueles que acreditam, a prova não é necessária e, para os que não acreditam, a prova não é possível.
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