terça-feira, 23 de abril de 2019

Codependência Nunca Mais (Melody Beattie)

==========
Codependência Nunca Mais (Melody Beattie)
- Seu destaque ou posição 391-392 | Adicionado: sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019 19:48:08

Alcoolismo e outros distúrbios compulsivos são realmente doenças familiares. A forma como a doença afeta a outros membros da família é chamada codependência.
==========
Codependência Nunca Mais (Melody Beattie)
- Seu destaque ou posição 665-666 | Adicionado: domingo, 24 de fevereiro de 2019 00:12:50

Codependente é uma pessoa que tem deixado o comportamento de outra afetá-la, e é obcecada em controlar o comportamento dessa outra pessoa.
==========
Codependência Nunca Mais (Melody Beattie)
- Seu destaque ou posição 671-674 | Adicionado: domingo, 24 de fevereiro de 2019 00:13:45

formas com que deixamos que comportamentos alheios nos afetem e nas formas com que tentamos afetá-los: a obsessão, o controle, o “ajudar” obsessivo, tomar conta, a baixa autoestima beirando o ódio a si próprio, a autorrepressão, a abundância de raiva e culpa, a dependência peculiar em pessoas peculiares, a atração e tolerância pelo bizarro, outros desvios que resultam no abandono de si mesmo, problemas de comunicação, problemas de intimidade e uma viagem cíclica através dos cinco estágios do luto.
==========
Codependência Nunca Mais (Melody Beattie)
- Seu destaque ou posição 1018-1021 | Adicionado: domingo, 24 de fevereiro de 2019 17:17:55

Se a preocupação se transformou em obsessão; se a compaixão se transformou em tomar conta; se está tomando conta de outras pessoas e não de si mesmo – pode ser que você seja muito codependente. Cada qual deve decidir por si mesmo se a codependência é um problema. Cada qual deve decidir por si mesmo o que precisa fazer para mudar e quando isso deve acontecer.
==========
Codependência Nunca Mais (Melody Beattie)
- Seu destaque ou posição 1023-1024 | Adicionado: domingo, 24 de fevereiro de 2019 17:18:15

Os codependentes parecem ser pessoas das quais se depende, mas são dependentes. Parecem fortes, mas se sentem desamparados. Parecem controladores, mas na realidade são controlados, às vezes por uma doença, como o alcoolismo.
==========
Codependência Nunca Mais (Melody Beattie)
- Seu destaque ou posição 1068-1071 | Adicionado: domingo, 24 de fevereiro de 2019 17:20:31

Se concentrarmos toda a nossa energia em pessoas e problemas, pouco nos restará para viver nossa própria vida. E há muita preocupação e responsabilidade no ar. Se assumirmos tudo para nós mesmos, não sobrará nada para as pessoas à nossa volta. Fazemos demais e eles, de menos. Além disso, preocupar-nos com pessoas e problemas não ajuda nada. Não resolve os problemas, não ajuda a outras pessoas e nem nos ajuda. É energia desperdiçada.
==========
Codependência Nunca Mais (Melody Beattie)
- Seu destaque ou posição 1286-1288 | Adicionado: domingo, 24 de fevereiro de 2019 23:16:55

única que é o fim do mundo é o fim do mundo. As emoções são importantes, mas são apenas emoções. Pensamentos são importantes, mas são apenas pensamentos – e todos nós pensamos de formas diferentes, e nossos pensamentos estão sujeitos a mudanças. O
==========
Codependência Nunca Mais (Melody Beattie)
- Seu destaque ou posição 1481-1484 | Adicionado: segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019 07:13:15

No final, as pessoas fazem o que desejam. Sentem o que desejam sentir (ou como estão se sentindo); acham o que querem achar; fazem as coisas que acham que precisam fazer; e só mudarão quando estiverem prontas. Não importa se elas estão erradas e nós, certos. Não importa se estão prejudicando a si mesmas. Não importa se poderíamos ajudá-las se elas nos ouvissem e cooperassem conosco.
==========
Codependência Nunca Mais (Melody Beattie)
- Seu destaque ou posição 1510-1513 | Adicionado: segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019 07:14:57

O que aconteceria (a você e à pessoa) se você se desligasse dessa situação ou dessa pessoa? O que poderia acontecer de qualquer maneira, apesar de suas tentativas de controlar? Como você se beneficia ao tentar controlar a situação? Como a outra pessoa se beneficia com suas tentativas de controle? Quão eficientes são suas tentativas de controlar os acontecimentos?
==========
Codependência Nunca Mais (Melody Beattie)
- Seu destaque ou posição 1538-1540 | Adicionado: segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019 07:16:27

Salvamos as pessoas de suas responsabilidades. Tomamos conta das responsabilidades delas. Depois ficamos com raiva delas pelo que nós fizemos. Então nos sentimos usados e com pena de nós mesmos. Esse é o padrão, o triângulo.
==========
Codependência Nunca Mais (Melody Beattie)
- Seu destaque ou posição 1523-1524 | Adicionado: segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019 07:17:07

Os codependentes são tomadores de conta, são salvadores. Eles salvam, depois perseguem, depois terminam sendo vítimas. Estude o Triângulo de Dramas de Karpman
==========
Codependência Nunca Mais (Melody Beattie)
- Seu destaque ou posição 1586-1590 | Adicionado: segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019 07:19:40

Então é chegada a hora de nosso movimento final. Vamos diretamente para nosso lugar favorito: a ponta da vítima, lá embaixo do triângulo. É o resultado previsível e inevitável do salvamento. Os sentimentos de desespero, mágoa, tristeza, vergonha e autocompaixão abundam. Fomos usados – de novo. Não fomos reconhecidos – de novo. Tentamos tanto ajudar as pessoas, ser boas para elas. Gememos: “Por quê? Por que isso SEMPRE acontece comigo?” A outra pessoa nos esmagou, nos pisou. Pensamos: seremos sempre vítimas? Provavelmente, se não pararmos de salvar ou de tomar conta.
==========
Codependência Nunca Mais (Melody Beattie)
- Seu destaque ou posição 1644-1649 | Adicionado: segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019 20:22:25

Sempre damos muito mais do que recebemos, e depois nos sentimos explorados e negligenciados. Não conseguimos imaginar por que – se sempre antecipamos as necessidades dos outros – ninguém repara nas nossas necessidades. Podemos ficar seriamente deprimidos por não conseguir satisfazer as nossas necessidades. Mas, mesmo assim, um bom tomador de conta se sente mais seguro quando dá; sentimo-nos culpados e desconfortáveis quando alguém nos dá algo ou quando fazemos algo para atender às nossas necessidades. Os codependentes podem às vezes tornar-se tão fechados no papel de tomadores de conta que ficamos inconsoláveis e nos sentimos rejeitados quando não podemos tomar conta ou salvar alguém – quando alguém se recusa a ser “ajudado”.
==========
Codependência Nunca Mais (Melody Beattie)
- Seu destaque ou posição 1666-1667 | Adicionado: segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019 20:23:42

Não nos sentimos merecedores de amor, então nos conformamos em sermos necessitados pelos outros. Não nos sentimos bem sobre nós mesmos, então nos compelimos a fazer algo para provar que somos bons.
==========
Codependência Nunca Mais (Melody Beattie)
- Seu destaque ou posição 2064-2077 | Adicionado: segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019 22:39:25

O cuidado próprio é uma atitude em relação a nós mesmos e à nossa vida que diz: sou responsável por mim mesmo. Sou responsável por viver bem ou viver mal a minha vida. Sou responsável por cuidar de meu bem-estar espiritual, emocional, físico e financeiro. Sou responsável por identificar e satisfazer minhas necessidades. Sou responsável por resolver meus problemas ou por aprender a conviver com os problemas que não posso resolver. Sou responsável por minhas escolhas. Sou responsável pelo que dou e recebo. Sou também responsável por estabelecer e alcançar meus objetivos. Sou responsável por quanto eu gosto de viver, pelo prazer que encontro no meu dia a dia. Sou responsável por quem amo e pela forma que escolho para expressar esse amor. Sou responsável pelo que faço a outros e pelo que permito que outros façam a mim. Sou responsável por meus desejos e necessidades. Tudo de mim, cada aspecto de meu ser, é importante. Eu tenho valor. Eu sou importante. Meus sentimentos podem ser confiáveis. Meu pensamento é apropriado. Dou valor a meus desejos e necessidades. Não mereço e não tolerarei abusos ou maus-tratos. Tenho direitos, e é minha responsabilidade assegurar-me desses direitos. As decisões que tomo e a forma com que conduzo a mim mesmo refletirá minha autoestima. Minhas decisões levarão em conta minhas responsabilidades para comigo mesmo. Minhas decisões também levarão em conta minhas responsabilidades quanto a outras pessoas – meu cônjuge, meus filhos, meus parentes, meus amigos. Examinarei e decidirei exatamente quais são essas responsabilidades, enquanto tomo minhas decisões. Também considerarei os direitos daqueles a minha volta – o direito de viver suas vidas como desejam. Não tenho o direito de me impor sobre os direitos dos outros para tomar conta deles, e eles não têm o direito de impor-se sobre os meus.
==========
Codependência Nunca Mais (Melody Beattie)
- Seu destaque ou posição 2205-2209 | Adicionado: quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019 15:37:21

Na verdade, não importa quando começamos a nos torturar. Mas agora devemos parar. Agora podemos dar a nós mesmos um grande abraço emocional e mental. Somos pessoas boas. É maravilhoso ser quem somos. Nossos pensamentos são bons. Nossos sentimentos são apropriados. Estamos exatamente onde devemos estar, hoje, neste momento. Não há nada errado conosco. Não há nada fundamentalmente errado conosco. Se fizemos coisas erradas, tudo bem; agora estamos fazendo o melhor que podemos.
==========
Codependência Nunca Mais (Melody Beattie)
- Seu destaque ou posição 2383-2383 | Adicionado: quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019 00:29:45

A aceitação é o paradoxo definitivo: não podemos mudar quem somos até que nos aceitemos do jeito que somos.
==========
Codependência Nunca Mais (Melody Beattie)
- Seu destaque ou posição 2606-2607 | Adicionado: quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019 00:45:52

Emoções não são atos; sentir raiva homicida é completamente diferente de cometer homicídios. As emoções não devem ser julgadas nem como boas nem como más. Emoções são energias emocionais; não são características de personalidade.
==========
Codependência Nunca Mais (Melody Beattie)
- Seu destaque ou posição 2633-2635 | Adicionado: quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019 00:48:32


se não sentimos nossas emoções e não lidamos com elas responsavelmente, elas nos controlarão. Para lidarmos com nossas emoções responsavelmente, nós as submetemos ao nosso intelecto, à nossa razão e aos nossos códigos de ética comportamental e moral.
==========