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Fadas no Divã (Mário Corso)
- Seu destaque ou posição 233-234 | Adicionado: sábado, 17 de novembro de 2018 16:34:24
Ouvir histórias é um dos recursos de que as crianças dispõem para desenhar o mapa imaginário que indica seu lugar, na família e no mundo.
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Fadas no Divã (Mário Corso)
- Seu destaque ou posição 1049-1050 | Adicionado: domingo, 18 de novembro de 2018 08:15:47
Se a criança tiver de se engenhar para atingir um objetivo é porque não o fizeram por e para ela. Neste momento (às vezes pelo resto da vida), ser atendido é uma forma primitiva de ser amado, trabalhar para cuidar-se e abastecer-se evoca uma forma de solidão.
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Fadas no Divã (Mário Corso)
- Seu destaque ou posição 2045-2046 | Adicionado: quarta-feira, 21 de novembro de 2018 07:57:26
é preciso matar em si o outro que nos sufoca e com isso morrer também um pouco a cada separação.
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Fadas no Divã (Mário Corso)
- Seu destaque ou posição 2050-2051 | Adicionado: quarta-feira, 21 de novembro de 2018 07:57:55
Muitas vezes apegar-se ao bebê é uma saída para a covardia de re-enfrentar a vida. Em casa, com seu filho, identificada com a vida infantil deste, ela se manterá afastada do trabalho, das exigências sociais e, freqüentemente, da própria sexualidade.
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Fadas no Divã (Mário Corso)
- Seu destaque ou posição 2072-2074 | Adicionado: quarta-feira, 21 de novembro de 2018 07:59:32
toda a entrega tem seu preço. No amor, seja materno-filial ou erótico, quanto mais profundamente alguém se entregar a viver o papel de objeto, menos saberá onde estão os limites, as fronteiras, que assinalam onde termina o eu e onde começa o outro. O preço da entrega absoluta é a dissolução ou a fragilidade do eu, que equivale na fantasia a ser devorado pelo outro ou a viver sob essa ameaça.
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Fadas no Divã (Mário Corso)
- Seu destaque ou posição 2363-2363 | Adicionado: quinta-feira, 22 de novembro de 2018 05:31:59
recorrência da macieira, que parece ser um arquétipo
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Fadas no Divã (Mário Corso)
- Seu destaque ou posição 2377-2381 | Adicionado: quinta-feira, 22 de novembro de 2018 05:34:10
É importante a ressalva de que, ao associar essas questões da gênese da identidade feminina à história da Branca de Neve, jamais nos ocorreu que houvesse qualquer intencionalidade no sentido da representação desses dramas num conto de fadas. As origens da preservação dessa trama se devem a múltiplos fatores, dos quais apenas podemos aqui conjecturar algumas facilitações, ou seja, uma possibilidade de comparação com certas ocorrências psicológicas constatáveis na
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Fadas no Divã (Mário Corso)
- Seu destaque ou posição 2506-2510 | Adicionado: quinta-feira, 22 de novembro de 2018 05:44:45
Assim, uma menina gostaria de perceber o impacto de seus encantos sobre o pai sem que tivesse de passar pelo constrangimento de seduzi-lo, ou de entrar em qualquer disputa com a bruxa da sua mãe. Dessa forma, a passividade passa a fazer parte da cena erótica humana, mais enquanto uma fantasia que uma posição propriamente dita. É também enquanto fantasia que a passividade assumiu lugar privilegiado na erótica feminina, traduzindo-se num intenso desejo de ser desejada, arrebatada e possuída sem ter de fazer nada para provocar a cena.
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Fadas no Divã (Mário Corso)
- Seu destaque ou posição 3370-3371 | Adicionado: quarta-feira, 28 de novembro de 2018 22:09:16
toda mãe tenderá a ser mãe, madrasta e madrinha ao mesmo tempo.
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Fadas no Divã (Mário Corso)
- Seu destaque ou posição 3721-3722 | Adicionado: sábado, 1 de dezembro de 2018 19:18:59
reconhecer e perseguir seu rival, podemos dizer o mesmo do menino: é neste último furto que ele de certa forma admite que quer mais do que as riquezas do monstro, quer mesmo
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Fadas no Divã (Mário Corso)
- Seu destaque ou posição 4231-4237 | Adicionado: quarta-feira, 12 de dezembro de 2018 11:11:19
O que nos diferencia dos animais está presente na forma como a relação humana com o mundo transcende as necessidades imediatas e se revela desnaturada. Um animal matará para comer, mas não sairá para caçar por prazer. O máximo que podemos dizer é que alguns jovens gatos domésticos torturam suas presas antes do golpe de misericórdia, porém isso faz parte de seu treinamento como futuros caçadores, são brincadeiras de filhote. Quase tudo que os animais fazem têm uma razão de ser no sentido da sobrevivência – sua, da cria ou do grupo –, é uma espécie de lógica natural. Já os humanos são capazes de todo o tipo de capricho e irracionalidade, é preciso trabalhar nossa alma para que nosso apetite de gozo não se torne irrestrito e perigoso. Sem o controle de uma educação e de uma sociedade capaz de pôr limites, somos o pior tipo de bicho – afinal não existe um altruísmo natural.
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Fadas no Divã (Mário Corso)
- Seu destaque ou posição 4858-4862 | Adicionado: domingo, 16 de dezembro de 2018 23:14:40
Crescer é ir apropriando-se, cada vez mais, daquilo que o amor dos pais nos ofertou. Temos que tomar todos esses olhares que nos constituíram e dissociá-los das figuras reais dos pais, torná-los parte de nosso acervo pessoal, passível de ser levado para outras histórias de amor, como um dote. É por isso que compreendemos tão bem porque personagens de contos de fadas fogem roubando as fortunas de ogros, trolls e bruxas sem nenhum dilema moral, agem como se levassem o que é seu de direito.
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Fadas no Divã (Mário Corso)
- Seu destaque ou posição 5065-5066 | Adicionado: segunda-feira, 17 de dezembro de 2018 22:49:54
Descrever a psicologia infantil e conjecturar sobre seu funcionamento particular devem servir para nos aproximar das crianças, não para reduzi-las ao convívio com especialistas que seriam os únicos a saber o que está acontecendo com elas.
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